ALISAMENTO NATURAL: 20 Dicas e Receitas, Funciona?


O alisamento capilar é com certeza um dos métodos mais populares e conhecidos dos tratamentos químicos para cabelos.

Feito em salão de beleza ou em casa, faz uso de substâncias químicas que moldam os fios, removendo cachos, volume e deixando os fios com um efeito quase natural.

O visual fica como você quiser, as vezes um pouco mais liso que o necessário. Contudo, é uma agressão à fibra capilar e por isso estão se tornando populares os métodos de alisamento capilar.

alisamento natural funciona

  • Os tratamentos para alisar cabelo no salão de beleza mais conhecidos são escova progressiva (e ai já surgem mais de 10 métodos, muitos aqui em nosso site, como escova de diamante, definitiva, dentre outros), relaxamento e alisamento.
  • Todos usam produtos químicos fortes e escovação com prancha alisadora, responsáveis por moldar os fios e penetrando a fundo na estrutura capilar.
  • A curto prazo os fios ficam lisos, mas o uso de química pode agredir os cabelos a ponto de os deixar fracos, quebradiços e depois de um tempo causar uma queda quase total, por isso quanto mais natural for o método e mais fraco for o produto, melhor o resultado.

Como alisar o cabelo naturalmente

O alisamento natural funciona? Sim. Talvez não como o esperado no salão de beleza porque os produtos são mais fáceis, mas muitas receitinhas caseira possuem as mesmas substâncias que sua escova progressiva tradicional, mas sem os itens que prejudicam os fios.

  • Alisamentos natural são ricos em sua maioria em queratina e vitamina E, ótimas para a saúde do fio, força e brilho intenso.
  • Existem diversas receitinhas de alisamento natural caseiro e você com certeza já cruzou com uma delas. Mas antes é importante saber: se há uso de química, deixa de ser natural.
  • Todo alisamento natural usa apenas itens da natureza ou produtos de culinária, nunca alisantes, relaxantes e outros químicos usados em salão que logicamente vão funcionar. É preciso alisar sem usar química alguma.

alisamento natural para cabelo
Para alisar os cabelos naturalmente não há muito segredo.

Basta ter os cabelos lavados com shampoo anti resíduo para abrir bem as cutículas e uma receitinha provada pela opinião das amigas que funciona. E claro, confira os próximos tópicos para dicas de como fazer passo a passo algumas já consagradas pelos resultados excelentes.

A metodologia do tratamento é semelhante a qualquer outra progressiva para moldar os fios, com uma escovação ao final e prancha alisadora para finalizar e selar a fibra capilar e aguardar um tempo para os fios se moldarem, no geral de três dias.

A melhor receita para alisamento natural? Os resultados é o que dizem e você mesmo vai verificar no espelho. Como não há qualquer contra indicação, pode usar qualquer uma durante um período de 30 dias e comparar os resultados.

Alisamento Natural com Maizena

A maizena já é uma velha conhecida dos cabelos secos e sem vida. Além de ser usada como hidratação semanal em receita caseira também, a maizena já tem mostrado bons resultados com alisamento natural feito em casa e com uma receita super simples.

O produto de sua culinária comum e super barato ainda é ótimo para absorver excesso de oleosidade do couro cabeludo.

Como? Aplique a maizena diretamente no couro cabeludo e espere 30 minutos para remover. O pó vai remover a oleosidade em excesso, evitando caspa.
alisamento natural com maizena
A receita do alisamento com maizena deve ter:

  • um copo com 200 ml de leite integral (pode ser qualquer um, de preferência de caixa e não em pó para não ficar nem forte e nem fraco demais),
  • duas colheres de sopa cheias de maizena
  • e duas gotas de óleo de argan ou azeite de coco.

Como fazer

O processo é bem simples e você pode fazer a aplicação sozinha mesmo.

Misture todos os itens em um potinho.

  1. Lave os cabelos com shampoo anti resíduo para abrir as cutículas e o produto penetrar bem.
  2. Com a ajuda de um pincel, aplique mecha por mecha e vá penteado da raiz às pontas para aplicar em todo o cabelo sem prender ou usar qualquer toca, é só deixar os fios soltos.
  3. Deixe agir por 30 minutos e remova o excesso do seu creme usando um shampoo comum e condicionador para selar os fios.
  4. Depois faça a sua escovação com secador e escova como de costume e deixe os fios sem lavagem por ao menos três dias.

Quer ver um video tutorial e dicas? confira:

Quem pode fazer?

Como não há uso de qualquer substância química, pessoas de todas as idades, idosos e gestantes podem aplicar no cabelo. O resultado é pouco mesmo, são produtos naturais, mas as adeptas comentam que com mais umas quatro aplicações os cabelos ficam lindos e super hidratados.

Alisamento Natural com Açúcar

Além de ser um excelente esfoliante natural, o seu açúcar de cozinha é ótimo para recompor o brilho naqueles cabelos maltratados pela química de tinturas e relaxantes. Também é uma fonte rica em vitaminas B1 e B2, ótimas para acelerar o crescimento dos fios com força e maciez, além de ser excelente para cabelos com queda.

alisamento natural com acucar
O alisamento com açúcar para fazer em casa tem uma receita bem simples. Os ingredientes são:

  • 100 ml de leite comprado pronto integral
  • duas colheres de maizena
  • e uma xícara de açúcar integral

Como fazer

  1. Basta misturar todos os itens em um potinho, lavar os cabelos com shampoo anti resíduo e aplicar o produto nos cabelos ainda molhados.
  2. Remova o excesso de água com m secador ou uma toalha seca e aplique seu alisante natural mecha a mecha com um pincel, espalhando da raiz as pontas.
  3. Deixe os fios bem encharcados mesmo, o resultado vai ficar melhor.
  4. Deixe o produto agir por em média 30 minutos, remova o se alisamento caseiro lavando normalmente com shampoo e condicionador e só depois faça a escovação como faria com qualquer tipo de progressiva.

Pontos importantes

  • A prancha alisadora pode ser aplicada ou não, mas ajuda a selar os fios e manter o alisamento.
  • O ideal é lavar apenas dois dias depois mais uma vez, mas não prolongue muito este prazo para não deixar a raiz oleosa.
  • Os resultados são pequenos na verdade. Não dá para esperar o mesmo visual de uma escova progressiva com formol ou carbocisteína, mas o visual fica muito bacana também e quanto mais aplicar melhor.
  • O ideal é uma nova aplicação a cada dois meses para conseguir cabelos lisos. Não é indicada, infelizmente, para cabelos crespos, pois não consegue alisar de fato. Funciona muito bem com ondulados e lisos.

Alisamento Natural com Óleos

O uso de óleos em tratamento para cabelo já vem se tornando famoso há um tempo. Talvez seja novidade para você o uso em alisantes naturais, mas em hidratação o óleo de côco, cártamo e azeite de oliva já são super conhecidos por seu alto poder de hidratação e fortificar os fios.

Você pode se beneficiar ainda dos produtos as vezes presente na sua cozinha e super baratos com um alisamento natural!

alisamento natural com oleos
Aqui não temos uma receita de como preparar alisamento com óleos em casa, apenas indicar a compra dos óleos de culinária com maior poder de alisamento como amêndoas, girassol, abacate, semente de uva, buriti e nozes.

Veja o video tutorial do passo a passo e resultados do alisamento com óleo de coco

Existe a versão tanto para cozinhar como para usar nos fios de cada tipo deste óleo, por isso você escolhe o que mais te agradar.

Há divergências em quem já tentou se seria melhor o de cozinha ou o vendido para cabelos, mas os dois são considerados bons.

A aplicação do óleo deve ser simples.

  1. Lave os cabelos, aplique o óleo em todo o comprimento dos fios mecha por mecha e puxando para baixo com um pente e deixe agir por em média duas horas. Depois é só lavar.
  2. eve-se repetir o método de duas a três vezes por semana e com no máximo eixando por 8 horas os óleos nos cabelos.

Funciona? Segundo as usuárias, é um trabalho constante ao menos semanal para se notar os primeiros resultados. Quem precisa de alisamento instantâneo, em especial cabelos cacheados e crespos, deve procurar outra forma de fazer.

Alisamento Natural com Bepantol

Bepantol é um medicamento dermatológico indicado pelos médicos para diversos fins como regeneração da pele, hidratação, descamação, pele seca e queda de cabelo em fios fracos, mas já entrou no uso dos tratamentos caseiros para cabelos dos mais diversos tipos.

O produto é rico em vitaminas e nutrientes bons para a pele e cabelo e um dos ingredientes do famoso shampoo bomba (conhecido também como shampoo de cavalo) para crescer o cabelo. Para alisamento ainda está chegando ao modismo, mas promete bons resultados.

alisamento com bepantol
A receita do alisamento natural com bepantol é:

  • uma uma colher de sopa do produto
  • quatro colheres do suplemento alimentar albumina em pó
  • uma colher de sopa de mel
  • e 100 ml de leite integral pronto.

Coloque tudo em um potinho, mecha bem e já está pronto para a aplicação. Todos os produtos para alisamento natural devem ser preparados e usados na hora, nunca guardar para uso posterior.

Como usar

  1. Depois de lavar seus cabelos com shampoo (anti resíduo de preferência), aplique a solução feita em casa seguindo da raiz às pontas com a ajuda de um pincel e um pente de dentes finos.
  2. Deixe agir por uma a hora.
  3. Depois laves os cabelos apenas com água e pode deixar secar ou alisar e passar a chapinha em seguida, fica por sua conta, ajudando a moldar ainda mais os fios, mas não é regra.

Como o bepantol é bem forte em vitaminas e pode deixar seus cabelos lisos demais,.

Funciona? – os poderes hidratantes e alisantes do produto são altamente indicados para tratamento capilar com fios fracos e para quem já agrediu muito os cabelos com escova progressiva. Para alisamento mostra resultados bem pontuais e significantes, funcionando até na redução de volume em cabelos crespos. Não é um liso perfeito, mas age bem.

Alisamento Caseiro com Babosa

A babosa já é um ingrediente comum de produtos capilares. Rica em vitamina, fornece gorduras naturais para deixar o cabelo com brilho, macio e hidratado.

O alisamento com babosa ganha a vantagem de deixar o cabelo com um super mega brilho, muito maior que com outras receitas citadas acima. E o melhor: é bem fácil de fazer.

alisamento natural com babosa
A receita do alisamento com babosa feito em casa é super barata também.

  • Você deve ter em mãos 30 ml de óleo de abacate puro
  • gel natural de duas folhas de babosa retirado na hora da planta
  • um quarto de barra de sabão de coco ralado
  • dois copos de água morna de 200 ml cada
  • 100 ml de óleo de coco.

Como Fazer

  1. Misture tudo em uma vasilha e aplique no cabelo de pronto, sem guardar para depois.
  2. Lave os fios com shampoo anti resíduo ou seu shampoo comum,
  3. Separe por mechas e só depois aplique a solução com babosa já prontinha e bem mexida.
  4. Aplique mexa a mexa, alisando com um pente.
  5. Deixe a mistura nos fios por em média uma hora e lave em seguida com água.

Cada nova aplicação deve acontecer com um intervalo mínimo de 30 dias.
O resultado não é um cabelo totalmente liso, mas super hidratado e com menos volume. A babosa também ajuda na reestruturação de fios danificados por progressivas ao longo dos meses ou cabelos opacos pelo excesso de tintura. Não alisa cabelos crespos e cacheados.

Alisamento Caseiro com Mel

O mel já está na lista dos alimentos bons para a saúde e para os fios também. Hidratação com mel é ótima para cabelos secos, com queda e quebradiços, em especial os com danos por conta de tintura. Deixa brilho, maciez e um excelente aroma por alguns dias. Para alisar cabelo em casa anda se mostrando bem eficiente, mas não deve-se abusar do uso porque sua oleosidade em excesso causa a terrível seborreia, ou caspa para os mais íntimos.

alisamento natural com mel
A receita é bem simples e barata.

  • Tenha em casa quatro colheres bem cheias de sopa de leite integral em pó
  • duas colheres de água apenas
  • e uma colher de sopa de mel de abelha.

Caso tenha fios longos é só dobrar a receita, mas sempre fazendo e usando na hora.

Misture tudo em um potinho e já está pronta a sua progressiva caseira.

  1. O passo a passo é lavar os cabelos com shampoo, aplicar a solução e deixar agir nos fios por um período entre 40 minutos e uma hora.
  2. Remova o alisante natural com água e depois lave com shampoo e condicionador normalmente.
  3. Ajuda ainda mais escovar e usar prancha alisadora depois, deixando os cabelos super lisos.
  4. Pode repetir o processo a cada 20 dias ao menos.

O resultado é um cabelo sem volume e super bem hidratado por mais de uma semana. O brilho é durável e o mel ajuda a moldar os fios e reduzir bem o volume. Os cabelos crespos apresentam um bom resultado ao longo dos meses, em especial em seu poder de hidratação e maciez, sempre mais a cada aplicação. Reduz a queda capilar também.

Alisamento Natural para Cabelos Crespos Funciona?

Por mais que nossa redação seja fã dos tratamentos naturais e deixar os fios crescendo naturalmente, infelizmente os cabelos crespos necessitam de uma química mais agressiva para alisamento.

A química do formol (hoje proibido no mercado), carbocisteína e compostos semelhantes são realmente poderosas em moldar os fios e um alisamento natural jamais chega ao mesmo resultado.
alisamento natural cabelo crespo
Contudo, tem suas vantagens. Não há o risco de corte químico, hidrata o cabelo e diminui o volume. Com a aplicação constante você pode conseguir bons resultados, mas não o mesmo liso perfeito de uma escova progressiva de salão com produtos de linha profissional, infelizmente.

Receita Natural para Alisar Cabelos Ondulados e Cacheados Funciona? alisamento natural funciona

Com os cabelos cacheados e ondulados os resultados podem ser muito mais expressivos que com cabelos crespos. Por que? São mais fáceis de moldurar.

Uma touca de meia em casa ou com grampos feita todos os dias já é o suficiente para os cachos começarem a diminuir em quantidade com o tempo, pois você está forçando os fios a não criar os tubinhos. Com a aplicação constante de métodos naturais, os resultados podem ser bem melhor que com outros tipos de cabelo.

Quer mais receitinhas caseiras para alisar e hidratar seu cabelo naturalmente? Veja os videos que separamos

Comentários

  1. Marcos Willian Soares

    Boa noite Renata,
    Estou com algumas dúvidas sobre alisamento e gostaria de te perguntar. Você pode me enviar um e-mail para [email protected] ??
    Então eu te envio por e-mail minhas dúvidas. Pode ser???

    Obrigado

    Responder
  2. malu

    Ola! Gostaria mesmo que funcionasse,pois meus cabelos são,muito finos,caem com qualquer química seja ela qual for, um abraço. grata. Malu

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *