Escova Organica – Alisa? Tem formol? Que marca comprar?

Em meio à chuva de escovas de nomes malucos que vão desde os patriotas, passam pelos frutais, pelas pedras preciosas e terminam em nomes que soam como atributos ou elogios (inteligente??), existe uma que vem chamando a atenção pela mensagem que sua denominação transmite: a escova orgânica.

escova organica qod tem formol?E que mensagem é essa capaz de captar clientes? Bom, ao pensar em coisas orgânicas, logo nos vem à mente a ideia de produtos naturais, puros, limpos e saudáveis… estou errada?

Mas, será que esta escova é realmente orgânica? Não tem química? E se não tem química, alisa mesmo? Afinal, você já sabe que a maior mentira que vem sendo contada pelas indústrias de cosméticos é que escovas sem produtos químicos alisam! Vamos falar um pouco sobre este produto de nome tão “cativante”!

O que é escova progressiva orgânica? Alisa mesmo?

Fotos resultados da escova organica

Sinceramente, eu diria que esta é uma denominação sem importância prática. Acredito que ela tenha sido utilizada para batizar algum cosmético e, então, emprestada por outras empresas para o mesmo fim.

Digo isso pois o que vemos por aí é uma ausência de limitação de conceito ao se falar em escova orgânica… ou melhor dizendo: muitos fabricantes emprestam este nome para se referirem a produtos diversos, sem características determinantes em comum.

O resultado disso é que existem diversos tipos de “escova orgânica”, sendo que muitas possuem substâncias químicas em suas fórmulas, o que não é muito lógico, não é mesmo? Em razão disso, não temos como dar uma definição precisa para a escova organica no mundo dos fatos, mas apenas no mundo das ideias.

O que eu quero dizer é: TEORICAMENTE, escova orgânica seria aquela feita com produtos naturais, sem químicas pesadas, cuja função é hidratar e domar o cabelo, sendo o efeito liso apenas uma consequência possível, mas não garantida, verificável somente em quem tem cabelos pouco ondulados ou quase lisos. Mas, NA PRÁTICA, qualquer empresa pode usar este nome sem critério algum, seja para produtos realmente naturais, seja para produtos cheios de química; seja para escovas progressivas, seja para escovas definitivas. Assim fica difícil, né?

Aliás… a escova orgânica alisa? Aí é que está… depende! Alisará se contiver algum conservante em dose suficiente… caso contrário, apenas hidrata e tira volume.

Dito isso, vamos analisar as principais marcas de escova orgânica no mercado.

Escova organica (x-Tanes)

Escova organica X Tanes alisa?

Imagem meramente ilustrativa

Você sabe o que é escova orgânica X-Tanes? Pois nunca vi, nem comi, eu só ouço falar! Sério, nunca vi este produto nas prateleiras, só ouço falar dele pela internet e mesmo pesquisando, não encontro fotos dele. Não sei nem se este é o nome de uma marca ou da linha. Será que ele realmente existe? Será que foi uma trollagem passada adiante? Se você o conhece, por favor deixe-nos um comentário.

Enfim, tal produto diz ter como base aminoácidos provenientes da planta acácia, o que leva a crer que seja apenas uma escova inteligente, pois como sabemos, aminoácidos não alisam o cabelo de verdade. Acontece que, segundo as descrições do produto que eu encontrei por aí, o alisamento dura até 4 meses! Impossível… Se você se deparar  com este tratamento, fique com um pé atrás, pois ele pode conter químicas prejudiciais ao cabelo.

Escova orgânica Qod

O fabricante da escova orgânica Qod assinala que o produto contem aminoácidos e carbocisteína. Bom, tanto os aminoácidos, quanto a carbocisteína (que deriva de um aminoácido) fazem bem ao cabelo… o fato de eles estarem presentes na fórmula do produto não é problema algum.

Acontece que nem os aminoácidos, nem a carbocisteína sozinhos têm o poder de alisar o cabelo de verdade. Portanto, de duas uma: ou esta escova não deixa o cabelo lisinho, ou ela tem outra química responsável pela abertura das cutículas dos fios, permitindo a ação dos aminoácidos diretamente em sua estrutura.

Resenha Escova Orgânica Qod testei

Resultado da escova orgânica Qod, testada por uma blogueira

Como esta linha é novidade para mim, dei uma pesquisada e, considerando várias resenhas da escova orgânica Qod, a minha conclusão foi a de que esta escova realmente é isenta de químicas ruins. Digo isso pois as impressões são as mesmas: o cabelo não fica liso como quiabo, apenas perde bastante volume! Caso seu cabelo seja apenas ondulado, talvez até apareça um leve liso, mas nada muito acentuado, nem hiper duradouro.
Além disso, não foram verificados sintomas, como ardência nos olhos e irritações.

Conclusão: para quem quer dar uma melhorada no aspecto dos fios, domar os cachos e reduzir o volume, a Qod é uma boa opção. Por outro lado, se você desejar que seus fios fiquem realmente lisos, o melhor a se fazer é recorrer a outros tratamentos, como o alisamento Blue Gold, a escova Plástica dos Fios, entre outros.

Ah, e o preço da escova orgânica Qod é bom. O kit custa cerca de R$ 75,00 e vem com dois frascos de 200 ml.

Escova organica qod é boa e alisa?

Banner feito pela Empresa de Cosméticos QOD

Escova orgânica Plancton

O nome original exato desta linha da Empresa Plancton Professional é Bottox Orghanic. Infelizmente, não há muitos dados sobre o produto na internet. A própria empresa possuí um site pouco informativo… Nele há tão-somente a apresentação dos produtos, sem descrição alguma.

Em pesquisas feitas, observamos que esta linha tem em sua composição argan e óleo de macadâmia, além de aminoácidos (o que a maioria das escovas usa para fazer marketing). A química alisante, contudo, é uma incógnita. A empresa apenas garante que o produto é livre de formol.

Kit escova organica plancton onde comprar

Por outro lado, caso você dê um pulinho no site oficial da fabricante, você verá que a escova organica teve seu nome alterado de Bottox Orghanic para Gliox Orghanic. Seria essa uma indicação de que ela alisa através do ácido glioxílico? Não sei, só sei que a promessa é de um alisamento com duração de até 4 meses!! Bastante, não?

E qual resultado esperar? Bom, não posso afirmar isso com certeza absoluta, pois ainda não presenciei o uso deste produto. Mas, as poucas resenhas das quais tomei nota foram feitas por meninas com cabelos ondulados, os quais ficaram lisos após a aplicação.

O modo de fazer é simples: você deve aplicar o produto no cabelo, deixá-lo agir (tempo de pausa), enxaguar, escovar com um secador e então passar a chapinha até 8 vezes, podendo enxaguá-lo novamente depois disso, caso queira. Perceba que, ao contrário da maioria dos passo-a-passo de escova progressiva, você não deve pranchar o cabelo com o produto nos fios…. Os fios devem ser enxaguados antes!
O que eu achei curioso foi o tempo de pausa recomendado pela Plancton, que varia de 30 a 105 minutos, de acordo com o formato do cabelo:

  • 30 min para cabelos com leves ondas;
  • 60 min para fios bem ondulados;
  • 75 min para fios que, além de serem bem ondulados, são bastante resistentes;
  • 90 min para quem tem cabelo crespo;
  • 105 min para cabelos crespos ou afro bem resistentes.

Escova organica Vogue alisa?Escova orgânica Vogue

Esta talvez seja a marca de escova organica mais vista por aí. E advinha o que a empresa diz sobre sua fórmula?? Exato, que ela contem aminoácidos!! Sim, sim, sempre eles! Não preciso repetir que aminoácidos não alisam, né? E, como é um tratamento que promete alisar os fios sem formol, só Deus sabe qual química há nele…

_____

Desta forma, a dica que fica é: Meninas, podem existir escovas progressivas orgânicas boas sim, mas cuidado. Caso sua cabeleireira lhe ofereça uma escova orgânica, peça para ver a embalagem do produto, nela estará escrito qual é a química alisante, mesmo que disfarçadamente (formaldeído, glutaraldeido, ácido acético, parabeno, etc)…

Escova organica Thanee Hector alisa?

E se no produto do tratamento não houver nenhuma química, então quer dizer que sua função é a de uma escova inteligente, ou seja, ela apenas hidrata o cabelo e, consequentemente, reduz o volume, o frizz e as ondas dos fios.

Além das marcas citadas, tem também a escova organica Thanee Hector; a Mutari; Elleve; Lola, entre outras. Aliás, você sabia que a escova de argan da Inoar é também chamada de escova orgânica Inoar?

Enfim, na dúvida, fique com as marcas mais conhecidas e com maior renome, como L’Oréal Profissional e Portier Fine, pois há uma maior garantia de resultados satisfatórios.

Comentários

      1. Renata Pereira Autor do Post

        Olá,

        Você chegou a ler o post inteiro? Na verdade foram apresentadas 4 marcas, e no final citei mais 4. Não há como descrever todas as marcas existentes no mercado, caro visitante.

  1. Andréa

    Olá,

    Há uns 5 meses fiz uma escova orgânica porque o cabeleireiro disse que precisa cortar metade do cabelo que as pontas estavam destruídas e etc…. Como meu cabelo está quase na cintura, uma amiga me contou sobre a tal escova orgânica e resolvi fazer. Gostei tanto e fiz tanta propaganda que até comecei a vender, mas não é ético falar sobre isto aqui. O casa é que meu cabelo super ondulado e rebelde ficou divino.
    A fórmula contém cisteina e arginina, mas não usa formol ou outra química pesada. A hidratação é feita com componentes naturais na fórmula – cupuaçu e queratina. Eu adorei a escova orgânica e para mim funcionou, mas como diz o meu cabeleireiro, cada cabelo é único. Muitas vezes o que funciona para uma pessoa, não tem o mesmo resultado em outra. O segredo é pesquisar e buscar indicações.

  2. Adriana

    eu fiz uma escova orgânica da thaneé hector sem formol ficou muito bonito ainda esta no meu cabelo só seco com secador, ela tem cheiro de ciclete quando passa da uma ardencia muito pouco nos olhos, mas melhor do que tem formol que quase matar a gente por causa do cheiro, eu fiz esta organica e gostei.

  3. Janaina Lenita

    Bom eu tenho eu Bottox Orghanic da Plancton, e antes de comprar perguntei a vendedora qual era a quimica atuante para redução de volume e possivel alisamento. E é o Ácido Glioxilico. Ela não causa ardencia nos olhos e mucosas se enxaguada antes de ecovar e pranchar, mas algumas pessoas a fazem com o produto no cabelo para que ele fique mais liso, e ai sim ela exala o caracteristico cheiro de produtos com formol ou seus derivados.

  4. Andréa

    Usei a Organic Lifting Hair System da Riquezas da Terra. gostei. Já faz 6 meses e vou refazer. O indicado é fazer após 4 meses. bjos

  5. Glaucia

    Ola Meninas
    Vcs poderiam me indicar um salão serio, de confiança em Sao Paulo que realize a progressiva orgânica, ou seja, totalmente livre de formol?

    Obrigada.

  6. claudia

    Gostaria de saber um salão sério no Rio de janeiro e em cuiaba que faça escova organica que não use formol,etc.muito obrigada pela informçao,pois quem irá fazer tem doze anos,cabelo pouco ondulado,só para baixar volume,nao aquele liso demais forçado,tipo um liso natural,pois era assim e agora ficou meio estragado após fazer uma inteligente com muito formol e a moça que fez em cuiabá disse que a escova nao tinha formol..muito obrigada aguardo resposta por email.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>