Escova de Cristal – O que é? Pra que serve? Funciona?

Como vão vocês, queridas leitoras que estão a procura da melhor alternativa para embelezar as madeixas? Venha comigo a mais uma da série “escovas malucas cheias de firulas”: a Escova de Cristal!

O que é Escova de Cristal? Por que tem esse nome?

As empresas não param de inventar nomes para os alisamentos né? Afinal, o que é essa coisa aí? Tem partículas de cristal? Vai deixar meu cabelo valioso?

Primeiramente, temos que esclarecer que espécie de escova ela é: Progressiva? Japonesa? Nenhuma das opções? E a resposta é: depende… Depende da marca! Logo mais vou explicar isso com mais detalhes.

Agora resta dizer o que ela tem de tão especial em relação às outras pra receber uma denominação própria. Bom, o nome já é bem sugestivo… Cristal é brilhoso, logo, a moral da escova de cristal é a intensificação do brilho dos fios!

A Escova de Cristal tem formol? Qual é sua composição?

Mas será que essa história do brilho procede? O que ela tem em sua composição que deixa o cabelo tão brilhoso assim como promete? Olha, vou repetir o que falei acima: depende da marca!

Deixa eu explicar certinho pra vocês: Eu não sei qual marca foi pioneira na utilização desta denominação, mas a escova de cristal mais famosa é a da marca MatrixE essa Escova da Matrix não é uma escova progressiva, nem permanente… Aliás, sequer é um produto específico. Em verdade, ela é apenas um tratamento capilar!!

Comprar Matrix In Shine Clear

Pois bem, o que diferencia este tratamento dos demais é a utilização de um produto a mais, um tonalizante! Mas não é um tonalizante qualquer, é um específico, que não possui cor própria (ou seja, apenas reaviva a cor natural do cabelo) e ajuda justamente na potencialização do brilho dos fios. Este produto é chamado de Clear, e o da marca Matrix recebe o nome de In Shine Clear. Mais adiante ensinaremos como você deverá usá-lo.

Eu não sei dizer se as demais empresas que fabricam “escovas de cristal” seguem esta mesma linha de raciocínio… (E muito provavelmente não seguem, na maioria dos casos elas apenas aproveitam o nome pelo marketing… #falomesmo).

Portanto, há uma enorme incógnita ao se falar em “escovas de cristal“. Afinal, existem por aí marcas que oferecem isso como sendo um alisamento… E será que isso significa que esses alisamentos deixam o cabelo realmente brilhoso? Será que dá pra usar o tonalizante Clear antes de uma progressiva qualquer e, então, chamar ela de Escova de Cristal? Que confusão!

De qualquer forma, ainda queremos saber o que tem dentro deste produto… Afinal de contas, vai formol? Bom, o tratamento da Matrix definitivamente não tem formol, já que não tem a função de alisar o cabelo; mas não podemos afirmar o mesmo sobre todo e qualquer tratamento intitulado “escova de cristal”, afinal, qualquer progressiva pode levar esse nome e confundir as consumidoras!

Hã?? Escova de Cristal alisa ou não? Resume aí!

Está complicado né? Para sairmos desta bagunça sem confundir você ainda mais, vamos fazer um pequeno resumo, indo direto ao ponto:

Fotos escova de cristal1 – Há várias escovas de cristal de marcas diferentes;

2 – A escova da marca Matrix não é uma progressiva e não alisa. É apenas um tratamento que deixa o cabelo brilhoso através de um tonalizante especial;

3 – Podem existir escovas de cristal que sejam progressivas ou definitivas, pois cada marca dá o nome que quiser a seus produtos;

4 – Nesse caso (se for uma progressiva ou definitiva), acreditamos que o produto leva esse nome por prometer um brilho extra aos cabelos;

5 – Não temos como saber se esse resultado prometido (brilho) é só marketing ou se é verdade;

6 – Não temos como dizer se ela tem formol, pois depende de cada marca. Contudo, a escova da Matrix com certeza não tem formol, pois não alisa.

7 – Não se prenda a nomes (muitas vezes é puro marketing). Procure se informar sobre a composição do produto e dê preferência a marcas renomadas.

Agora que você já entendeu a história por trás da escova cristalina, vamos falar um pouco sobre o passo a passo da Escova Cristal da Matrix e como ela funciona. Afinal, apesar do site focar em alisamentos capilares, não faz nada mal conhecer outros tratamentos que deixam o cabelo mais bonito, né?

Escova de Cristal Matrix – Antes e Depois

Fotos resultados escova de cristalVocê já sabe que ela não alisa e que deixa o cabelo com um brilho intenso. Também já sabe que isso acontece principalmente por causa de um produtinho em especial: o tonalizante sem cor chamado In Shine Clear… certo? O que você ainda não sabe é como este produto maravilhoso age.

Bom, a opacidade dos fios pode estar diretamente relacionada à porosidade dos mesmos. Fios com porosidade elevada apresentam cutículas muito abertas e, consequentemente, têm a fixação de nutrientes e umidade prejudicadas, pois, apesar de absorverem tudo com facilidade, eles também “expelem” tudo muito facilmente. Além da desnutrição, fios porosos não conseguem refletir a luz adequadamente. O resultado disso é um cabelo opaco, sem brilho.

O que este tonalizante faz é justamente o selamento intensivo das escamas dos fios de cabelo. Assim, mesmo que seu cabelo não esteja extremamente poroso e opaco, com este tratamento você sentirá uma boa diferença no que diz respeito ao brilho dele. Aliás, o brilho é apenas uma das consequências disso… Você também notará que suas madeixas apresentarão uma maciez incrível.

Obs: O tonalizante citado não contem amônia, nem altera o cor e a tom dos cabelos!

Antes e depois escova de cristalização

E essa Escova de Cristal funciona mesmo? Sim, sim, sim! Bom, pelo menos pra mim funcionou muito bem, já testei este produto (no salão) e adorei! Aliás, eu garanto que este é melhor que muitos outros “Clear’s”, especialmente por ser rico em ceramidas, apresentando a chamada tecnologia Cera-Shine, de criação da própria Empresa… Enfim, é meu queridinho.

Escova de Cristal Matrix Passo a Passo

Agora vamos ensiná-la como fazer a escova de cristal Matrix!

Você vai precisar de:Máscara de Tratamento Matrix

  • 1 In Shine Clear (80 g);
  • 1 Emulsão reveladora vol. 9 ou 10 (100-120 ml);
  • 1 Shampoo Biolage ColorCareTherapie, da Matrix;
  • 1 ampola da Máscara Vital Repair da linha ColorCareTherapie;
  • 1 Serum LissTherapie, da Matrix também.

Obs: caso você não encontre todos estes produtos, você poderá substituir a máscara e serum por semelhantes de outras marcas.

1 – Preparação dos fios: Lave o cabelo normalmente e espere ele secar um pouco naturalmente. Ele deve estar úmido para o tratamento.

Tutorial Escova de Cristal passo a passo

2 – In Shine Clear: Primeiramente, você deve fazer a mistura do In Shine Clear com a emulsão reveladora. Para cabelos de comprimento e volume mediano, use metade de um tubinho de Clear para 1 frasco inteiro de emulsão. É esta a proporção (1:2).
Aplique a mistura no cabelo todo, mecha por mecha, e deixe agir por 15 a 20 min.
Obs: Fique tranquila, a emulsão não vai clarear seu cabelo nesse tempo de pausa.

Kit para escova de cristal

4 – Shampoo Biolage: Lave os fios com o shampoo e enxague com água em abundância, de modo que não sobre produto no cabelo. Não use condicionador.

5 – Máscara: Aplique-a mecha por mecha e deixe agir por aproximadamente 10 min. Em seguida, enxague o cabelo com água em abundância. Agora sim você pode passar creme condicionante, mas apenas se quiser.

6 – Serum: Faça uma escova no cabelo (usando secador). Aplique o serum antes e depois desta etapa.Escova de Cristal - modo de fazer

Pronto, seu cabelo estará lindo e com um brilho maravilhoso e duradouro! A dica de hoje é ideal para quem tem cabelo com mechas (ombré, californiana, reflexo, etc).

O tonalizante custa cerca de R$ 20,00 e rende dois usos em cabelos médios. Se o cabelo for curtinho, durará mais ainda!

Agora, se o que você quer mesmo é um cabelo lisérrimo, então continue por aqui e veja nossos outros posts! Fizemos a avaliação de diversos produtos de marcas variadas, como Alfaparf, Salvatore, Inoar, e outras!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *