Escova progressiva com formol faz mal? Produtos usados em alisamento

Resultado escova progressiva com formolUma dúvida extremamente comum quando se fala sobre tratamentos para alisar os cabelos é sobre a escova progressiva com formol, além de outros alisamentos capilares que são constantemente objeto de procura pelas mulheres – e até por homens – que desejam tornar seus cabelos mais lisos e macios. Afinal, o cabelo liso nunca sai de moda e, além disso, é super prático para cuidado e manutenção. Quem nunca desejou pentear um cabelo sem embaraçar? Mas, se realmente gostamos de nosso cabelo e queremos vê-lo sempre bonito e saudável, antes de parar no primeiro salão que aparecer e pedir um alisamento, vamos nos informar um pouquinho mais sobre seus possíveis riscos – que estão relacionados ao formol -, pra evitar qualquer dano às madeixas e o pior: à nossa própria saúde!

Escova progressiva sem formol? Ainda existem produtos de beleza com formol?

Antigamente, essa substância era usada sem discriminação por diversos cabeleireiros em tratamentos como progressivas. Hoje, este produto, para uso nos salões de beleza, tem sua concentração restringida pela ANVISA. Assim, o percentual máximo de formol permitido para uso em escovas progressivas é de 0,2%. Dessa forma, nenhum produto de beleza que contenha quantidade acima desse valor terá deferido seu registro junto aos órgãos do Ministério da Saúde. Logo, antes de adquirir um cosmético para alisamento, verifique se ele possui registro no Ministério da Saúde, o que garante sua segurança.

Mas o que é o formol, por que ele faz mal para saúde?

O formol é um composto tóxico usada principalmente para a conservar tecidos humanos, evitando sua decomposição. Em doses altas e sob o calor dos secadores, se torna um gás altamente nocivo à saúde. Ao ser inalado, pode causar problemas respiratórios, desmaios, dores de cabeça, vômito e irritações na garganta e olhos. Já o contato de grande quantidade de formol em sua forma líquida na pele pode gerar: irritações e até mesmo queimaduras na derme e também no couro cabeludo; queda parcial ou total de cabelo. Além disso, o ele é considerado cancerígeno, e a mais grave consequência da exposição a tal substância é o óbito, que poderá ocorrer em decorrência de um choque anafilático causado pela sua inalação.
Nos cabelos, em altas quantidades ele tem o poder de conservar o formato dos fios no estado em que foi moldado. Apesar de deixar o cabelo liso por meses, o resultado do uso é o enfraquecimento dos fios e ressecamento, haja vista que causa danos à cutícula dos mesmos, ou seja, à camada mais superficial dos fios. O formol é responsável por dissolver as moléculas dos óleos que envolvem os fios do cabelo, o que, por conseguinte, acarreta no endurecimento dos fios. Além disso, o brilho que o ele proporciona aos cabelos é uma ilusão, algo que dura pouco tempo, isso porque o essa substância é responsável pela formação de uma película vítrea que envolve os fios e que concentra os nutrientes, a qual, contudo, é eliminada após algumas lavagens. Por isso, procure sempre uma escova progressiva sem formol!

 Resultado escova progressiva sem Formol

“Minha cabeleireira falou que alguns produtos para progressiva podem possuir formol acima do limite”

O boato de que alguns fabricantes vêm registrando produtos para escova progressiva com concentração acima do permitido é falso. Na realidade, esse produto quimico é usado nos cosméticos apenas com a função de equilibrar o pH e sempre dentro do permitido, ou seja, 0,2%. Se o produto aplicado no cabelo possuir concentração acima deste porcentual, provavelmente trata-se de uma mistura feita pelo cabeleireiro com adição de dose extra de formol, o que é ilegal. Logo, suspeite se seu cabeleireiro lhe disser que utilizará um produto com quantidade de formol acima de 0,2% alegando se tratar de produto permitido pela ANVISA, mesmo que sua embalagem indique o respectivo registro. O problema é que muitos não falam nada aos clientes. Então, além de procurar sempre conhecer o produto que será utilizado no seu cabelo, uma dica para você ter certeza de que o produto usado está de acordo com a legislação é prestar atenção no ambiente do salão. Ele tem um cheiro forte característico que impregna o ambiente inteiro e que provoca tosse e irritações em muitas pessoas.

Fiz escova progressiva com formol acima do permitido, e agora?

Bom, agora você já sabe que este tratamento é altamente danoso ao seu cabelo. O que lhe resta agora é apenas hidratá-lo de forma intensiva, até a restauração total das fibras de queratina dos fios de cabelo.

Então, se o alisamento possuir a quantidade recomendada de formol posso fazê-lo tranquilamente?

Pois bem, se os produtos para escova progressiva estiverem de acordo com a regulamentação da ANVISA, ou seja, possuirem concentração de no máximo 0,2% de formol, eles podem ser usados, com uma pequena ressalva. “Como assim?? Que ressalva??”. Explico: algumas pessoas podem ser alérgicas à essa substância, mesmo que em pequena quantidade. Logo, o cabeleireiro, antes de aplicar o produto, deve testá-lo em uma pequena mecha de cabelo, de preferência escondidinha de cima do pescoço. Então, se seu cabeleireiro não mencionar esse teste, solicite que ele o faça, para prevenir qualquer problema ulterior. Não surgindo qualquer reação alérgica, pode fazer a escova tranquilamente!

Que  produtos são utilizados para substituir a progressiva sem formol?

Produtos na escova progressiva sem formol O formol teve de ser substituído, afinal, uma concentração tão baixa em conformidade com a regulamentação do Ministério da Saúde, não poderia ser responsável pelo alisamento impecável dos cabelos. Bom, no lugar dele entraram outras substâncias, como o tioglicolato, a guanidina, a carbocisteína, o ácido acético e o óxido acetamide, que promovem o alisamento dos fios e sua conservação, sendo associados a outras substâncias e nutrientes.

E as outras escovas são seguras?

Há uma série de alisamentos com nomes diferentes, escova inteligente, de cristal, escova definitiva, de morango, de chocolate, escova marroquina, francesa, de turmalina, photon hair, etc. Mas cuidado, não se prenda aos nomes. A quantidade excessiva de formol o era uma característica desse tipo de tratamento, mas qualquer escova pode conter essa substância.

Todavia, atualmente, em nenhuma delas, inclusive as progressivas, são permitidos o uso desse composto acima do decretado . Logo, todas as que estão dentro dos limites estipulados pela ANVISA são consideradas teoricamente seguras. Você pode saber mais informações sobre o formol na cartilha disponibilizada pela ANVISA.

 

 

Comentários

  1. Janaína Pedroso

    oi linda, axo mt importante essa conscientização pois mts gurias andam
    querendo fazer alisamento e n sabem q a progressiva com formol faz mal.
    pra ti ver, além de as vzs estragar o cabelo acaba prejudicando a pele tb.
    eu q lido com pessoas na área da saúde sempre procuro passar essa msg,
    é smp bom ter um cabeleireiro de confiança p n ter maiores problemas.

    adorei teu site, tem bastante informações úteis.
    beijinhos,
    Jana

    1. Renata Pereira Autor do Post

      Oi Jana! É verdade, formol nos cabelos é terrível. Escova progressiva com formol alisa, isso é fato, mas não podemos colocar nossa aparência acima de nossa saúde, né?
      Beijos, volte sempre!!

  2. Juuuh*

    AMIGAAAA to adorando seu site novo, muito bom mesmooo, também vindo de vc só podia ser PURO LUXO.
    E esse post tá perfeito, todas as meninas que ficam fazendo progressivas de qualquer jeito por aí deviam ler. Tem garota que acha que escova definitiva tem formol, acredita??? haoieuhoueihaeio
    Deixar meu depoimento aqui pra quem estiver lendo: Eu aprendi da pior forma possível… Lembra aquela x que fiz aquela escova marroquina com formol?? Naquela promoção que peguei de compra coletiva… Affff nunca mais confio nessas m***, pura enganação, fiquei uns 2 dias mal… Por sorte não tive nada grave!!
    Então garotas, cuidado com esses salões de quinta que oferecem promoções arrasadoras, tem cabeleireira ignorante que mistura formol só pra alisa de verdade e conquista cliente!! Isso é furada!!!

    Beijoossssss minha linda <333333

    1. Renata Pereira Autor do Post

      Obrigada minha flor. Fico feliz que você tenha dado as caras por aqui e tenha gostado do conteúdo. Aceito sugestões de novos posts sobre escova progressiva ou definitiva, hein?
      Lembro desse acontecimento seu com a escova progressiva marroquina com formol… Lamentável. É incrível a que ponto chega a irresponsabilidade de alguns ditos profissionais.
      Beijos <3

  3. Kaka Fernanda

    Oi Renata,

    Bacana este post. Mas acho que quem sofre mais consequências com o uso de produtos com formal são os cabelereiros né? Nos EUA eles usam a escova progressiva com formal, o produto é vendido como escova brasileira :(
    beijinhos

    1. Renata Pereira Autor do Post

      Bem colocado Kaka. Muitas cabeleireiras acabam arriscando a própria saúde só pra conseguir mais clientes, e são as que saem mais prejudicadas no fim da história, porque se expõem muito mais. E pior que algumas é por pura ignorância mesmo, simplesmente não conhecem ou não dão importância pras consequências.

      Haha Brasil fazendo fama lá fora de um jeito não tão bom rs. Pra você ver, a maioria das grandes marcas estrangeiras sequer fabricam escova progressiva, como a L’Oreal… Preferem ficar só na escova permanente, que é mais segura.

      Beijos

  4. Kacay

    Muito obrigado pela dica gostei muito.Eu estava preste a fazer a escova progressiva com formol, até ue resolvi dar uma pesquisadinha e vi o seu site, muito obrigado…bjs, sucesso!!!

    1. Renata Pereira Autor do Post

      Oi Kacay, que bom que você desistiu de fazer a progressiva com formol. Fico feliz em ter ajudado.

      Vou aproveitar seu comentário para ressaltar para as leitoras que não há como termos certeza da composição dos produtos que descrevemos aqui no site… para isso teríamos que fazer uma análise laboratorial. Portanto, apesar de tudo que lemos a respeito dos produtos, não podemos confiar neles cegamente, temos que ficar de olho em sua ação no momento da aplicação.
      É normal que os produtos para alisamento tenham um cheiro ruinzinho e causem leve ardência e coceira em algumas pessoas. Porém, cheiro muito forte e ardência acentuada na garganta e olhos não são bons sinais. Fiquem atentas!

      Bjs,
      Renata.

  5. BETTE

    Bom escova definitiva sem formol não existe! guanidina e tioglicolato alisa pois são produtos para relaxamento mas fica ressecado !escova de cristal de açúcar cafe chocolate etc… alisa por causa da escovação. me poupem!! o povo gosta re enrolar as cliente rsrsrs

    1. Renata Pereira Autor do Post

      Olá, Bette.
      Na verdade, existe sim escova definitiva sem formol. Será que você se confundiu?
      Escova definitiva pode ser feita com tioglicolato, guanidina ou hidróxido.
      Não sei para quem você dirigiu seu comentário, mas eu não vendo produto algum e não tenho nenhuma cliente.
      Abraços!

  6. Marcella

    Eu não teria coragem de me submeter a elementos químicos tão radicais apenas para um ter cabelos lisos como os de uma índia ou japonesa…A minha vida e minha saúde estão em primeiro lugar e com certeza há meios menos agressivos de nos deixar belas.

  7. ANDRESSA MONTEIRO

    EXISTE A PROGRESSIVA PRETTY HAIR ALISA MESMO E É SEM FORMAL ELA É ORGANICA. TESTADA E APROVADA PELA ANS E A AGENCIA NACIONAL DE SAUDE

  8. Wellida

    Não gosto de alisar o meu cabelo, porque ele é fino e leve, então quando faço alisamento fica um cabelo ralinho, prefiro ele ondulado, no entanto, como ele é leve, arma e tb tá muito ressecado. Eu só quero tratá-lo, porém só encontro cabelereira que quer alisá-los. E já fiz varias cauterizações mais não resolve, meu cabelo é bem difícil de aceitar produtos. Gostaria de saber que produto você indica, quero meus cabelos tratados, bonito e saudável sem alisamentos.
    Até por que, tenho medo de usar produtos com formol pois, acredito que é cancerigeno, e mesmo assim, usei uma vez, mas meu cabelo não ficou bonito.

    Obrigada,

    Wellida.

  9. Leidiane regis

    Pessoal e horrivel formol ja sim passei no.me cabelos se arrependimemto matasse nunca teria deixado acanarem o meu cabelo ficou seco duro sem vida fez muito.mau a minha saude ardeu meus olhos gente isso e uma droga nao passe isso em seu cabelo

  10. Flavia Torres

    É uma pena esse tipo de post. Não sou cabeleireira faço progressiva com formol a 5 anos e nuncaaaa tive problema algum e agradeço a minha cabeleireira por me apresentar o produto milagoso. Ela toma os cuidados devidos e eu saiu feliz com nunca do salão. Faço de 6 em 6 meses e as vezes ainda ultrapasso este prazo com os cabelos ainda lisos. Tudo no Brasil se critica se proibe e depois acabam por liberar.

    1. Julia

      Acho sempre bom informar as meninas o quanto o formol faz mal a saúde. Parabéns! Importante lembrar apenas que o 0,02% liberado pela ANVISA NÃO ALISA O CABELO, pois serve apenas como agente conservante. Então se alguém faz uma escova progressiva e o profissional informa que tem pouco formol e o seu cabelo alisar, cuidado…. O que tem acontecido muito é que “alguns profissionais” estão usando o ácido glioxílico e ele DERRETE a fibra dos cabelos deixando um brilho falso. Se quiserem podem dar uma olhada no meu canal, fiz uma série sobre progressiva.
      https://www.youtube.com/channel/UCsdyE9gVS2vCw5aKhGDZC0A

      1. Lara

        Olá jula eu fiz a progressiva a base d aminoácidos só q faz uns anos q não faço quero meu cabelo natural só q não está totalmente ainda por cima não saiu como faço estou sem paciência e não sei como tratar aliais aki na se acha salão q nos ajudem com isso?

  11. Juliana Clara

    olá, meninas.

    Foi muito bom eu ter encontrado este post, pois faço progressiva com formol e iria fazer novamente neste sábado.
    Porém se antes eu achava agora tenho certeza de que esse procedimento é nocivo a saúde.
    Eu faço progressiva desde uns 12 anos e hoje estou com 19, em um salão muito reconhecido na cidade em que moro, a cabeleireira adicionava formol ao produto… mas como era criança nunca dei conta. Há uns 2 anos e meio encontrei uma cabeleireira que me impressionou, pois deixava meu cabelo super liso e por tempo indeterminado, só precisava fazer o retoque da raiz já que meu cabelo é enrolado desde a raiz. No entanto comecei a perceber que a medida que fazia os retoques meu cabelo começou a ficar MUITO oleoso, sendo que meu cabelo era completamento seco e fino…. realmente a progressiva deixou meu cabelo meu brilhoso e macio…mas das últimas 3 vezes que fui fazer o processo químico, passei MUITO MUITO MAL… ardência nos olhos, nariz e principalmente queimação muito intensa na garganta, fora que o coura da minha cabeça queimava e depois ainda sofria os pulxões e ar quente da chapinha… meu couro ficava dolorido por uns 3 dias, logo depois começava sair as cascas do meu cabelo…. eu me sentia muito mal com tonturas e queda na pressão arterial durante esse processo… E MESMO ASSIM CONTINUAVA FAZENDO, POIS VIREI REFÉM :(
    Hoje decidi que não vou fazer mais progressiva com formol vou procurar um salão bem confiável para fazer algo que solte um pouco meu cachos sem formol, sei que ficarei com o cabelo estranho um bom tempo, em cima enrolado e em baixo liso… MAS PREFIRO TER TRANQUILIDADE EM RELAÇÃO A MINHA SAÚDE.

    Beijos meninas e se cuidem!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *