Escova de chocolate branco e preto – tem formol? É boa? Como fazer?

ESCOVA DE CHOCOLATE

Se você está lendo esse post, é porque tem interesse em cabelos lisos e bonitos, acertei? Logo, já deve conhecer a gama de métodos de alisamento capilar existentes no mercado, entre eles, a escova progressiva, a escova definitiva e o relaxamento.

Hoje mostraremos mais uma alternativa à escova progressiva tradicional: a escova de chocolate, que vem sendo muito requisitada nos salões de beleza. Mas afinal, qual é a diferença? Em primeiro lugar, cumpre reforçar que a escova de chocolate não deixa de ser uma escova progressiva. A diferença está nos produtos utilizados e nos resultados, decorrentes dos benefícios do chocolate.

Benefícios Escova de Chocolate

Na escova de chocolate, como o próprio nome indica, é utilizado extrato de cacau, mas não só ele! Além do chocolate, sua fórmula comporta queratina, proteína da seda, e outras substâncias com poder amaciante e hidratante.

A escova de chocolate tem formol?

A escova de chocolate é vista como um tratamento mais leve, sutil, natural e menos propenso a causar reações alérgicas do que a escova progressiva tradicional. Mas atenção: não se baseie exclusivamente pelo nome, já que alguns cabeleireiros, por vezes, acabam confundindo os nomes e, além disso, mesmo que o produto seja a base de chocolate, isso não impede que contenha, em sua fórmula, formol. Assim, procure sempre profissionais confiáveis e verifique se a embalagem é registrada no Ministério da Saúde e que, possuindo formol, esteja ele em quantidade dentro do limite de 0,2% estipulado pela ANVISA.

Além disso, o produto poderá conter outras substâncias alisantes consideras seguras em sua fórmula, tal como o conhecido tioglicolato de amônia.

Para saber mais sobre esta substância chamada “formol” que vem atormentando a cabeça das mulheres que querem fios alisados, dê uma olhada em nosso post sobre escova progressiva sem formol! Através dele você entenderá melhor sobre a má fama do formol e poderá tirar todas as suas dúvidas.

 A escova de chocolate é boa? Quais são os resultados esperados?

A Escova de Chocolate é boaVocê deve esperar desse tratamento um cabelo mais brilhoso, macio e hidratado.
A escova de chocolate é conhecida pelo seu alto poder de hidratação dos fios capilares. Sabemos que chocolates contem alto teor de gordura (infelizmente para nossas pochetezinhas!!), e é justamente isso que explica os resultados obtidos pela escova de chocolate. O cacau possui, em sua composição substâncias metilxantinas como a teobromina e a cafeína, que tem como característica a presença de ácidos graxos, os quais são responsáveis pela hidratação do cabelo.

Além disso, a escova de chocolate ameniza o volume do cabelo.
Mas atenção, não espere ficar com o cabelo liso como um quiabo se possuir madeixas crespas ou com fortes cachos. A escova de chocolate reduzirá o volume e deixará o cabelo mais suave, definindo os cachos, sendo a lisura uma consequência esperada apenas de cabelos levemente ondulados. Em suma, a escova de chocolate alisa apenas alguns tipos de cabelo.

Escova de Chocolate alisa o cabelo

A quem ela é indicada?

A escova de chocolate é ideal para pessoas que já tiveram seus cabelos alisados em salões já que, através dessa técnica, é possível prolongar o liso sem causar danos aos fios.

Além disso, pode ser usada por aquelas que possuem cabelos afro ou cacheados, ou ainda para quem já realizou relaxamento nas madeixas, já que deixa o cabelo mais macio e ameniza a rebeldia dos fios e o frizz.

Há contraindicações?

Devido aos ácidos graxos característicos da escova de chocolate, pessoas que sofrem de oleosidade na raíz dos cabelos, principalmente seborréia aguda, deve fugir deste tratamento, para evitar que os cabelos fiquem ainda mais oleosos, já que a escova de chocolate pode potencializar a produção sebácea.

Pessoas que possuem cabelos loiros devem optar pela Escova de chocolate branco ao invés desta com chocolate preto, isso porque a aplicação desta poderá deixar os fios mais escuros.

Grávidas podem realizar o tratamento desde que um profissional em obstetricia analise os componentes de produto e libere o uso. Assim, evita-se qualquer problema com possíveis produtos enganosos, que contenham substâncias prejudiciais ao feto.

 Qual é a duração da escova de chocolate?

Este tratamento dura de 2 a 3 meses, dependendo de como forem os fios do seu cabelo e dos cuidados que você terá para com eles.
Outro fator importantíssimo que irá determinar o tempo de duração desta técnica está relacionado à presença ou não de alguma substância alisante forte, como o formol ou o tioglicolato. Por isso, desconfie se sua cabeleireira prometer uma duração de 6 meses, por exemplo, pois isso pode ser sinal de que o composto por ela utilizado apresenta concentração de formol acima do permitido.

Qual é o preço da escova de chocolate?

De acordo com nossas pesquisas, nos salões de beleza esta escova progressiva custa de R$ 150,00 a R$ 350,00.

Posso fazer em casa?

Sim, este tratamento pode ser feito em casa, e assim sai muito mais em conta, principalmente se você adquirir o produto de beleza na internet! Mas, de preferência, conte com a ajuda de alguém, pois se você nunca fez isso antes, pode ser um pouco difícil.
Para fazer a escova de chocolate caseira, você terá que adquirir o kit de tratamento.

Quais os melhores produtos para escova de chocolate?

Agi Max Produtos Escova de ChocolateAs linhas profissionais mais conhecidas são estas:
Escova de chocolate e menta Agi Max;
Escova de chocolate Niely Gold.
Atenção: Há outras linhas de escovas a base de chocolate além dessas, mas fique atenta com a embalagem dos produtos, pois algumas marcas como a Bio Extratus desenvolveram linhas de tratamento a base de chocolate, mas que diferem das escovas propriamente ditas, por não terem a Escova de chocolate Niely Goldmesma finalidade.

Em outras palavras: não compre qualquer produto que anuncie ser de chocolate pensando que está adquirindo uma escova de chocolate, pois alguns são apenas shampoos e cremes para pentear que não possuem a função de alisar, mas apenas a de hidratar.

Escova de chocolate – como fazer? (passo a passo):

Para fazer este tratamento, você terá que seguir os mesmos passos que valem para as demais escovas progressivas. Então, para fazê-la em casa, basta dar uma olhada em nosso tutorial da Escova Marroquina Inoar caseira. Apesar de não ser a mesma escova, as etapas são as mesmas; o que muda é o produto a ser usado! Se tiver alguma dúvida no processo, basta se pautar pelo modo de fazer descrito na embalagem, que não tem erro!

ESCOVA DE CHOCOLATE BRANCO

Escova de Chocolate BrancoEsta escova que tem como principal componente o chocolate branco é semelhante à escova de chocolate tradicional (preto) quanto à sua ação, resultados, preço e duração.
A principal diferença entre elas reside no fato de que a escova de chocolate branco não é capaz de promover o escurecimento dos fios, sendo, portanto, indicada para quem possui cabelos loiros.

Comentários

  1. Juuuh*

    Essa escova progressiva de chocolate é minha escova mais preferida de todas do universo inteiro :3
    Adorooo tudo com chocolate… principalmente alimentos haoiuhaoiehui
    Essa linha de chocolate da Niely é felomenauuuuul

    Rê <33333

  2. Marina Lua

    Olá Renata!
    Ultimamente tenho lido muita coisa sobre tipos de alisamentos, como selantes, escovas de milhares de tipos, relaxamentos, progressivas, etc.. Há basicamente dois anos eu fiz uma progressiva no meu cabelo que por sinal estava super danificado pelo clima da minha cidade, seco e quente. Enfim, ele é um liso ondulado, mas fica muito exposto ao sol, além de não gostar muito de ser penteado rs Por destrate meu sim! Mas sempre estou hidratando ele em casa, refaço os cortes para eliminar as pontas estragadas.
    Depois da progressiva , ele ficou realmente muito bonito, com aparência de hidratado, no entanto com o tempo ele ficou mais seco do que antes. Mesmo com os cuidados que obtive para manter o cabelo hidratado.
    Atualmente meu cabelo só tem um pouco de descoloração nas pontas e é um pouco queimado do sol. Costumo hidratar ele uma vez no mês, em casa mesmo. De uns tempos para cá senti necessidade de tratar mais dele, pois mesmo que eu hidrate, ainda assim passando dois dias ele fica super ressecado e sem forma, cada vez mais ondulado. Já troquei o produto, inclusive o creme de pentear, o que ajudou a melhorar um pouco.
    Pretendo fazer a escova de chocolate, por ser um tratamento mais leve, o que me pareceu na descrição do mesmo. Mas gostaria de saber os procedimentos para tratar pós feitura, no caso do meu cabelo.

    Obrigada pelas dicas =)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *