Escova de Carbocisteína – O que é? Faz mal? Estraga o cabelo? Alisa?

Se você caiu aqui de para-quedas e não sabe nem se carbocisteína é de comer, veio ao lugar certo! Estamos aqui para explicar tudo sobre este alisamento capilar e acabar com suas dúvidas de uma vez por todas!

Comecemos, então, pelos conceitos básicos:  A escova de carbocisteína é, nada mais, nada menos, do que uma progressiva cujo produto tem como base a carbocisteína. Disso logicamente concluímos que podem haver diversas marcas de alisamentos denominados “escovas de carbocisteína”. Bem óbvio.

Fotos escova carbocisteína resultados

Fotos/Resultados da escova de carbocisteína antes e depois

Agora vamos àquelas perguntinhas que não querem calar:

O que é carbocisteína?

O que é carbocisteína? Estraga o cabelo?Carbocisteína, como o próprio nome indica (terminação “ina”), é um aminoácido dibásico, assim como a cistina e a arginina, logo, é natural… Ela é usada na medicina, e acabou sendo “emprestada” pela indústria de cosméticos.

Talvez você esteja pensando: “Mas peraí… Eu achei que você tinha falado alguns posts atrás que aminoácidos não alisam o cabelo!”. Sim, tem razão… Mas logo eu vou explicar isso melhor.

Escova de carbocisteína alisa de verdade? Funciona?

Alisa, alisa sim, pode confiar! Mas, nem tudo são flores… Não dá pra comprar um produto só com base em sua eficácia. Devemos analisar também se é algo que traz riscos à nossa saúde e integridade ou não… Continue lendo e verá!

Fotos resultados antes e depois escova de carbocisteína

Escova de carbocisteína tem formol?

Normalmente não. A escova de carbocisteína surgiu como uma forma de driblar a polêmica do formol. Portanto, os fabricantes geralmente se orgulham de seus produtos à base de carbocisteína e ainda fazem questão de deixar claríssimo que não trabalham com formol.

Mas, isso não significa que esse alisamento seja seguro… (O suspense tá bom né?)

Escova de carbocisteína faz mal?

Para responder a esta pergunta, primeiro temos que saber como a carbocisteína age. Esse aminoácido sozinho não alisa, tá? Em termos bem simples: ele apenas abre as portas para o alisamento, ou melhor, ele promove a quebra das cadeias de enxofre dos fios. Com as pontes de enxofre separadas, entra a chapinha, moldando os fios no formato desejado. Ok, agora os fios estão retinhos pela ação do calor, mas não dá pra deixar o negócio todo aberto e zoneado (fala sério): as pontes de enxofre devem ser reconstruídas! E quem é que faz esse trabalho?? É um terceiro carinha, uma química conservante, que atua como um oxidante, restabelecendo a ordem no chiqueiro, fechando a parada toda, de modo a conservar o liso forever and ever. Legal, né?

Resumo da ópera: A carbocisteína não trabalha sozinha… Ela precisa de um ajudante, o cara que vai trancar a porta, e esse cara pode ser o formol, o ácido acético, o ácido glioxílico, etc, etc… Pode ser qualquer qualquer conservante usado em alisamentos capilares. Então amigas, como é que eu posso afirmar que escova de carbocisteína é segura? Não posso! Sei lá eu qual é o parceiro dela na fórmula… Você deixa a chave da porta de sua casa com qualquer estranho? Eu não, vai que o cara rouba as calcinhas, rasga o sofá, quebra a mesa, come as bananas e suja o tapete de barro?

Escova de carbocisteína tem formol? faz mal?

Escova de carbocisteína tem formol? Estraga o cabelo?

Ilustração didática de como funciona a escova de carbocisteína

E essa mesma lógica vale para qualquer escova que promete alisar através de aminoácidos. Tudo mentira! AMINOÁCIDO NÃO ALISA, AMINOÁCIDO NÃO ALISA, AMINOÁCIDO NÃO ALISA.

Portanto, muito cuidado! Analise bem a fórmula do produto antes de comprar. Nada de chegar no salão da esquina e falar: “E aí, me vê uma escova de carbocisteína, a melhor da casa“, isso é perigoso, é a mesma coisa que comer pastel de rodoviária… nunca se sabe se no outro dia você vai acordar vivo…

Comentários

  1. vanessa

    Eu AMEI este site! As informações detalhadas, a linguagem, a organização, a imparcialidade sem perder o coleguismo……… enfim TUDO!

    OBRIGADÍSSIMA!

    Vanessa de S. Santos – São Paulo -SP

    1. Renata Pereira Autor do Post

      Muito obrigada, querida. Fico muito feliz com seu comentário!

      Vou aproveitar para deixar um recado às leitoras: Infelizmente minha vida está muito corrida, e são muitos comentários para responder. Eu tiro um tempinho para responder, mas o atraso é inevitável. :(
      Agradeço a compreensão!
      Beijos a todas (os).

  2. Cristina

    Ótimo texto. Faltou dar dica de como abordar o cabeleireiro sobre o assunto sem ser indelicada. Mas só o fato de pedir para ler a fórmula já é indelicado . Não adianta dizer que é preciso, que não tem que ter vergonha. Faça o procedimento e veja como é constrangedor.
    A pergunta é então: quais escovas sem formal comprar? fazer em casa, claro que não, precisa ser um profissional. Dai é um constrangimento que vale a pena, pois paguei pelo produto que deve ser uns 500 reais.

  3. vanessa

    Adorei a explicação, já trago para o meu salão qualidade, e agora mais explicação para minhass clientes. muito obrigada

  4. Anne

    Olá quero muito aplicar Botox no meu cabelo tenho muitos cachinhos , minha duvida é vou perde-lós por que quero apenas diminuir o volume e dar uma alongada nos cachos. Por que amo meus cachos e não quero perder.

    1. soraia

      eu fiz botox no cabelo e meus cachos foram embora ,não alisou o cabelo só que os cachos sumiram o cabelo ficou espetado embaixo . Deu uma tratada nos fios , mas não deixou o cabelo mais bonito de jeito nenhum .

  5. Tatiany

    Socorro!!! Fiz essa progressiva a base de carbocisteína e to super preocupada com o futuro do meu cabelo. Tenho cabelo louro tingindo a raíz a cada 15 dias, fiz a tal progressiva pela primeira vez com a intenção de reduzir o frizz e tornar mais fácil a escovação… Até aqui tudo bem por enquanto, já que só tem uma semana que fiz… Mais hoje fui lavar o cabelo em casa e o cheiro de enxofre ta muito forte ainda… Agora to com medo de retocar a raíz com a tinta( loreal imedia 03) … O que faço???

  6. Luana

    Tenho duvidas sobre o assunto, a carbocisteína seria o que Cisteína ? tem alguma diferença ? ouvi dizer que carbocisteína ta proibido que é perigoso quanto o formol, qual a diferença carbocisteína da cisteína ??

  7. Luana

    Pq concheci um produto alisante com ativo de Cisteina, estou querendo usar mas fico insegura sobre essa química.. um exemplo da marca Cadiveu . Se souber me dizer te agradeço.

  8. Camilla

    Loiras pelo amor de Deus não façam o cabelo fica laranja e não tem santo que faça as madeixas voltarem a ser loiras!!!
    Experiencia própria!!!

  9. gessica

    Então o que deve conter na formula ao comprar a sua progressiva base carbocisteína, e essa outra formula química q ajuda a lizar qual q não deve conter de formula alguma, e só a chapinha ajuda a alisar.

  10. Mário Sérgio

    Olá, amei o site e gostei muito das informações. Sou cabeleireiro e estou muito preocupado com o uso do formol em relação a minha saúde e de minhas clientes. Minha pergunta é: É possível fazer um processo em que o cabelo fique liso e esse sem o uso do formol ou outra substancia que faça mal a saúde?
    Desde ja agradeço.

  11. Liliane

    Meninas, cabelo loiro ou mechado ficam laranja mesmo.. e detalhe, a carbocisteína sozinha não alisa, precisa de um selador para fechar as cutículas que provável usam o formol.

  12. Priscilla Fraga

    Bom dia! Adorei o post! Eu tenho cabelo afro, 100% sem química há 1 ano, e estou procurando algo para amenizar um pouco o trabalhão que dá, pois o meu é afro tipo 4A e só faz cachinhos se eu fitar mecha por mecha! Metade da cabeça já tem cachinhos, e a outra metade, a parte de cima, não.

    Estou à procura de um produto para facilitar o meu day after e deixar o cabelo mais soltinho.

    Será que esta escova é indicada? Pelo amor de Deus, não quero alisar! rsrsrsrsrs

  13. ana

    comprei uma escova progressiva a base de aminoácido e cisteina creatinina ômega 3, 6 ,9 colágeno e óleo de argan e macadâmia , me oriente nistó.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>